das mobilidades

Exposição Maria Bicicleta

exposição Maria Bicicleta“Foi inaugurada no passado dia 16 de setembro, pelas no Velocité Café, a exposição “Maria Bicicleta Sai à Rua”, uma mostra baseada no projeto documental Maria Bicicleta sobre o ciclismo urbano no feminino.

A exposição resulta de uma parceria com a EMEL, conta com o apoio da Câmara de Lisboa, e inscreve-se no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2014. A exposição estará patente ao público ao longo do passeio na Avenida Duque d’Ávila até 30 de setembro, onde quem por lá passa pode ficar a conhecer dez mulheres ciclistas da nossa cidade e as suas opiniões e vivência sobre o andar na cidade.

Fique a conhecer aqui o projecto Maria Lisboa e as 20 entrevistadas.”

(ler o artigo completo aqui)


Ovar vence Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta 2014

Prémio nacional da Mobilidade“O prémio nacional da mobilidade em bicicleta 2014 na categoria autarquia foi atribuído ao Município de Ovar.

A cerimónia pública de entrega do galardão respeitante à 9ª Edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” tem lugar, esta tarde, no Torreão Poente da Praça do Comércio, em Lisboa, integrado no programa da FPCUB para a Semana Europeia da Mobilidade que está a decorrer.

O presidente do Município ovarense, Salvador Malheiro, que estará presente na cerimónia, aponta a conclusão da Ecopista do Atlântico como factor determinante para a distinção. Por outro lado, garante: “A descarbonização do Município continua a ser um objectivo estratégico da nossa governação”.

O Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” foi criado em 2006 pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), de forma a reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades ou pessoas individuais na promoção da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste veículo não motorizado.”

Reforma da Fiscalidade Verde: Ida de bicicleta para o trabalho deve ser apoiada

Bicicleta casa trabalho“A atribuição de um subsídio a quem se desloque de casa para o trabalho de bicicleta é uma das recomendações que a Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde propõe no projeto que entregou ao Governo e foi apresentado nesta terça-feira em Lisboa.

O documento, produzido após três meses de discussão pública e de mais de 110 contributos, cita o caso da Bélgica, onde essa política já é seguida, e considera “desadequado” que sejam pagos subsídios a quem opte pelas deslocações para o trabalho nos transportes públicos e não suceda o mesmo a quem decida deslocar-se de velocípede.

Quanto ao incentivo, através da redução de impostos à aquisição de bicicletas, a Comissão considera que isso deverá acontecer quando velocípede seja para ser utilizado como meios de transporte e não outros, como a prática desportiva, por considerar que neste caso não apresenta as mesmas vantagens.”…

(continua a ler aqui)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s