a propósito da Semana Europeia da Mobilidade

sem2014A partir de hoje,  64 municípios aqui registados (as notícias referem 62!),  vão estar envolvidos nas iniciativas da Semana Europeia de Mobilidade, iniciativa do Conselho Europeu que se prolonga até 22 de Setembro. Entre eles consta Pombal, que se estreia este ano, Braga, Faro, Funchal, Leiria, Vila Real, Santo Tirso, Lisboa, Estarreja, Santarém, Barreiro, Portimão, Anadia, Chaves, Manteigas, Almada, Setúbal, Vila Nova de Gaia, Palmela, Valongo, Beja, Seixal, Monção, Alvito, Alcanena, Coruche, Lagoa, Caminha, Oliveira do Bairro, Évora, Entrocamento, Águeda, Aveiro, Ovar, Ílhavo, Albergaria-a-Velha, Albufeira, Murtosa, Coruche, Oeiras, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos… entre outros (clicar no link da terrinha para aceder a programas e mais informações).

A 13.ª edição da Semana Europeia de Mobilidade assinala-se em 1.712 cidades, que integram uma lista liderada pela Áustria, Espanha, Hungria e Itália.

O tema deste ano é “As Nossa Ruas, A Nossa Escolha” e pretende envolver os cidadãos para uma mobilidade sustentável e para uma vida saudável nas cidades.

Durante toda a Semana Europeia de Mobilidade, serão organizadas actividades como caminhadas, passeios de bicicleta, workshops, jogos tradicionais e aulas desportivas, de forma livre e gratuita, levando “os cidadãos e as autoridades locais a reflectir sobre como pode ser melhorada a qualidade de vida”.

Entre as propostas para melhorar a qualidade de vida nas cidades, a Agência Portuguesa do Ambiente, que gere a iniciativa a nível nacional, refere, na sua página de internet, a “requalificação do espaço público”, privilegiando a existência de passeios pedonais e ciclovias, o uso de transportes públicos e a partilha de automóveis.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros, que se realiza no dia 22 de setembro, vai contar com a adesão de 30 municípios portugueses.

Em associação com os municípios e agências municipais de energia dos concelhos onde operam, o Mobipaper Intermunicipal da Agência de Energia do Porto ou a Agência de Energia do Cávado,por exemplo, operadores de transportes públicos como a FertagusCorgobus, a Transtejo e Soflusa ou o Funicular de Santa Luzia em Viana do Castelo, a VALORSUL das Caldas da Rainha ou a Fundação Champalimaud (estes são apenas alguns que encontrei link), irão promover e apoiar estas actividades.

Entretanto, e para amanhã 17 de Setembro, fica a dica para a conferência que a Câmara Municipal de Lisboa realiza “A Pé para a Escola… Em Segurança!” – Como podemos prevenir os atropelamentos junto às escolas? –  das 09h30 às 13h, no Auditório do CIUL (Picoas) .

A Pé para a Escola... Em Segurança! Serão apresentados os dados disponíveis, as medidas de acalmia de tráfego, o trabalho em curso e um estudo sobre estas questões desenvolvido para a CML pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil. A ACa-M participará com uma apresentação sobre o projecto A Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade.

Programa do evento aqui.

Inscrições: equipa.acessibilidade@cm-lisboa.pt ou tel. 21 350 1340 – 21 350 1396 – 21 350 1362 (Inscrição gratuita limitada à capacidade da sala).

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em mobilidade com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s