programa mobilidade suave, 20 setembro: Promoção do valor económico da bicicleta

“O tema da mobilidade ciclável e da bicicleta tem vindo a ganhar um crescente interesse enquanto objecto de I&D na Universidade de Aveiro. Uma breve análise às competências e experiência aqui desenvolvidas permite identificar vários domínios de interesse, nomeadamente o da concepção da bicicleta, com adaptação a utentes com necessidades especiais, o da utilização de novos materiais e equipamentos (eléctricos, por ex.), o da inovação em processos de fabrico, o da concepção de pavimentos e redes de infra-estruturas e o do planeamento do território e da gestão da mobilidade. Para além disso, é possível identificar investigação relacionada com temas complementares, nomeadamente com a saúde, o ambiente, o turismo e as TICE.

A bicicleta tem também uma forte implantação na região pelo facto de aqui estar instalado o sector nacional de produção das duas rodas e sediada a sua associação nacional (ABIMOTA), por aqui se terem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, vários projectos inovadores promovidos por autarquias da região, em muitas circunstâncias em colaboração próxima com investigadores da Universidade de Aveiro e, ainda, pelo desenvolvimento de vários projectos empresariais ligados à bicicleta.

Tendo em conta esta realidade, e perante um conjunto de novas oportunidades que o novo quadro de financiamento europeu 2014-2020 poderá criar, a Reitoria da Universidade de Aveiro e a ABIMOTA, aproveitando o desenvolvimento do projecto ‘Desafio Mobilidade Suave’, entenderam juntar esforços e realizar um evento de apresentação de projectos de I&D já realizados e de competências da UA aos agentes económicos ligados à produção industrial e ao desenvolvimento de serviços. O evento, que se irá realizar no próximo dia 20 de Setembro, das 9h00 às 13h00, marcará também a assinatura de um protocolo entre a UA e a ABIMOTA. O programa completo da sessão pode ser consultado em LINK. Por razões logísticas solicita-se a confirmação prévia da presença para o emai l reitor@ua.pt.”

 

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s