reciclada, bonita e arrojada… eis a Frii Bicycle

A Frii Bicycle foi projectada há cerca de um ano mas, como até no meio infomercial as coisas demoram a descobrir, aqui o sysop só agora deu de caras com esta curiosa criação.

Dror Peleg, um estudante de design desenvolveu a Frii Bicycle a partir de plástico reciclado. O designer israelita usou a tecnologia de moldar plástico reciclado por injecção, que ajuda a aliviar algumas das sérias e graves preocupações ambientais. Este conceito bonito e arrojado propõe ser parte da solução, não o problema. O processo de moldagem por injecção é comum em Israel, sendo utilizado para fazer de tudo, como mobiliário de jardim, mesas e cadeiras. Ao invés de optar por novas tecnologias, o designer fez uso de instalações existentes para fabricar os componentes necessários para uma bicicleta totalmente em plástico reciclado que, segundo ele, é de construção menos trabalhosa e mais acessível do que fabricar uma bicicleta tradicional. Leve e muito colorida, esta single speed é uma bicla de baixo custo e um excelente meio de transporte para viagens rápidas pelas ruas da cidade.

Entre os destaques, esta bike bem estilosa possui poucos componentes. A sua estrutura maior é o quadro, corpo central em forma de diamante, que une todas as demais peças por meio de encaixes. Na parte inferior da estrutura encaixa o movimento pedaleiro, onde os rolamentos são inseridos no molde antes da injecção. Uma corrente faz a transmissão a partir deste para o cubo da roda traseira. Não há travões externos. A travagem opera através de um processo tipo contra-pedal. Os garfos para as rodas de plástico de 20 polegadas são de curto curso para maior resistência. Os pneus são rígidos, injectados ao longo das bordas, tornando-os flat tire, isto é, à prova de furos. O selim é também injectado em diferentes tamanhos para acomodar várias alturas dos utilizadores. O jovem designer salientou que sua criação não foi projectada para os rigores do off-road e do ciclismo de corrida, mas para a pedalada mais suave oferecida pela ruas da cidade. O processo de fabrico escolhido também se pode prestar a várias configurações de cores personalizadas. Além disso, no fim da sua vida útil, a bicicleta Frii poderá também vir a ser reciclada, quem sabe num outro modelo!

About these ads

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em bicicleta com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a reciclada, bonita e arrojada… eis a Frii Bicycle

  1. Fábio Rabelo diz:

    Nunca tinha nem ouvido falar nessa bicicleta. E olha que pesquisei centenas de websites! Quanto a essa Frii bicycle, não gostei de algumas características, mas talvez sejam justificadas pelas limitações técnicas que o plástico possui. As rodas são pequenas demais e isso é um terror para vias com buracos, remendos etc. Ou seja, no Brasil não seria bom de pedalar :( além disso o guidão é extremamente estreito e todo mundo sabe que devemos escolher um guidão pela largura dos nossos ombros. A ausência de freios por mão também a torna mais difícil de usar por quem não é muito experiente. Mas autor do projeto conhece bem essas limitações e mais um monte que nem imaginamos.

    Fico curioso para saber qual a próxima coisa que ele pode inventar!!

    Um abraço!!

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s